Cartilha

Esta cartilha foi desenvolvida com o objetivo de esclarecer pontos cruciais na relação entre clientes e agência durante o serviço de criação de site.
A intenção, implicitamente, também é minimizar ou evitar conflitos de interesses e ideias de ambas as partes, principalmente por desconhecimento do ambiente de negócios online.

Você já tem um domínio registrado, antes mesmo de contratar o desenvolvimento de um site? Se sim, verifique quem o registrou e qual é a titularidade do mesmo. Tenha em mente que é essencial que o domínio esteja em seu próprio nome, isto é, em seu CPF ou CNPJ. Não deixe seu domínio sob registro de terceiros e exija sua propriedade ao registrar através de empresas de hospedagens.


O próximo passo é hospedar seu domínio em um servidor (o qual irá armazenar os arquivos que serão visualizados pelos usuários). Caso ainda não queira ter um site, seu domínio pode ser armazenado gratuitamente nos servidores do CGI, o órgão que regulamenta e administra domínios no Brasil. Analise bem a escolha de uma empresa para hospedar seu site, pois algumas empresas não liberam o domínio facilmente sendo necessária uma batalha com o prestador deste serviço, caso um dia venha a trocar de servidor.


Todo website necessita de um layout (desenho que será padrão para todas as outras páginas do site). O layout é uma criação da empresa CONTRATADA e os direitos de utilização daquela imagem só são válidos enquanto existir um contrato entre as partes.


É de extrema importância o papel do CONTRATANTE, tanto no desenvolvimento quanto na alimentação e manutenção do seu website, pois se não disponibilizar um material condizente ou algo pela metade o serviço ficará conforme a qualidade do conteúdo enviado para o desenvolvimento. Com isso, colocar a culpa em quem está prestando o serviço não é correto. Em outras palavras, gere conteúdo para seu site ou talvez seja melhor investir em outros meios de divulgação.


Em relação ao e-mail corporativo de sua empresa tenha em mente que não existe forma de competir com o GMAIL, OUTLOOK, YAHOO, entre outros. As ferramentas e o espaço para armazenar as mensagens são infinitamente maiores e melhores. Seu e-mail corporativo deve ser tratado com carinho, ou seja, é necessário esvaziar as pastas de lixeira ou enviados para que nada fique acumulado. Algumas ferramentas como Thunderbid e Microsoft Outlook ajudam a deixar as mensagens armazenadas em seu Computador, mas lembre-se que o desenvolvedor  do seu site não é obrigado a instalar ou configurar estas ferramentas, desde que não esteja previsto em contrato.


O serviço de desenvolvimento de um site nada tem a ver com sua estratégia de divulgação ou manutenção. Isto significa que seu site não vai obter milhares de visitas ou aparecer nas primeiras posições do Google logo quando for publicado e isto não é responsabilidade da empresa ou profissional que desenvolveu o site. É preciso todo um trabalho específico para o sucesso de um site quando este estiver online, não somente um site bonito, e mesmo assim, o serviço de divulgação não é garantia de resultado algum.